terça-feira, 13 de julho de 2010

Cordel do Fogo Encantado


Em 1997 um grupo teatral voltou a atenção para a cidade de Arcoverde, PE. Nascia o espetáculo Cordel do Fogo Encantado. Na formação, José Paes de Lira (o Lirinha), Clayton Barros e Emerson Calado. Por dois anos, o espetáculo, sucesso de público, percorreu o interior do estado.

Em Recife, o grupo ganhou mais duas adesões que iria modificar sua trajetória: os percussionistas Nego Henrique e Rafa Almeida. No carnaval de 99 o Cordel se apresenta no Festival Rec-Beat e o que era apenas uma peça teatral, ganha contornos de um espetáculo musical. Ao lirismo das composições somou-se a força rítmica e melódica dos tambores de culto-africano e a música passou a ficar em primeiro plano. A estréia no Carnaval pernambucano mais uma vez chamou a atenção de público e crítica e o que era, até então, sucesso regional, ultrapassou as fronteiras, ganhando visibilidade em outros estados e o status de revelação da música brasileira.

Na formação, o carisma e a poesia de José Paes de Lira, a força do violão regional de Clayton Barros, a referência rock de Emerson Calado e o peso da levada dos tambores de Rafa Almeida e Nego Henrique. O Cordel do Fogo Encantado passa a percorrer o país, conquistando a todos com suas apresentações únicas e antológicas.

As apresentações da banda surpreenderam a todos não somente pela força da mistura sonora ousada de instrumentos percussivos com a harmonia do violão raiz.


DOWNLOAD
2001 - Cordel do Fogo Encantado
2002 - O Palhaço Do Circo Sem Futuro
2005 - MTV Apresenta - Cordel do Fogo Encantado
2006 - Transfiguração

Nenhum comentário:

Postar um comentário