quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Gabriel o Pensador


Gabriel o Pensador, nome artístico de Gabriel Contino, (Rio de Janeiro, 4 de março de 1974) é um cantor e compositor brasileiro de rap.

Um dos maiores nomes do rap e pop brasileiro, Gabriel diferenciou-se de boa parte de seus pares (e chegou a ser criticado por eles) por ser garoto branco de classe-média. Mas desde o começo fez das letras de crítica social e moral, como acontece na música rap.

Filho da jornalista Belisa Ribeiro, ele apareceu no fim de 1992, quando ainda era estudante de Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com a música “Tô Feliz (Matei o Presidente)”. O personagem da letra era Fernando Collor de Mello, que tinha acabado de renunciar ao cargo frente a um processo de impeachment (e de quem Belisa tinha sido assessora).

Contratado pela SONY MUSIC por causa do sucesso da música (ainda que censurada), Gabriel lançou em 1993 seu primeiro e homônimo álbum, Gabriel O Pensador, que ganhou as rádios com as ácidas, porém divertidas, “Lôraburra” e “Retrato De Um Playboy”, além de “Lavagem Cerebral”.

Em 1995, lançou o álbum Ainda É Só O Começo, que provocou polêmica com as músicas “Estudo Errado” e “Fdp3”, mas não repetiu o sucesso do primeiro álbum.

Dois anos depois, Gabriel voltou à carga com a irreverente e pop “2345meia78”, que seria a primeira faixa de trabalho do disco Quebra Cabeça. “Cachimbo Da Paz” (com participação de Lulu Santos) e “Festa Da Música” estouraram depois, levando o álbum a ultrapassar a marca do um milhão de cópias vendidas.

DOWNLOAD
1993 - Gabriel O Pensador
1995 - Ainda É Só O Começo
1997 - Quebra-Cabeça
1999 - Nádegas a Declarar
2001 - Seja Você Mesmo (mas não Seja Sempre o Mesmo)
2003 - MTV Ao Vivo
2005 - Cavaleiro Andante
2008 - Como um Vício

Nenhum comentário:

Postar um comentário